RESENHA HISTÓRICA

   1970 a  1980:

 

A Figueira Lda iniciou a sua atividade em 1970, com sede na Rua das Taipas, no centro do Porto. O objeto do negócio mantém-se desde a sua constituição, “Importação e Exportação de Fruta”, constituindo a banana, o principal produto comercializado.

 

No início da atividade, por imposição do regime político da altura, apenas era autorizada a comercialização de bananas de origem nacional ou bananas de origem angolana, pelo que a empresa adquiria bananas dessas origens. Como curiosidade, a Figueira Lda chegou a fazer parte de uma sociedade, detentora de uma grande exploração de bananas em Angola. No entanto, essa fazenda (e todo o investimento) foi perdida, com a revolução ocorrida nesse país. Depois de 1974, com o levantamento da imposição referida anteriormente, iniciaram-se contactos a nível internacional, com o objetivo de comercializar produtos (nomeadamente, bananas) provenientes de outros países.

 

Assim sendo, no seguimento do parágrafo anterior, mais propriamente em 1978, foram realizados contactos para a importação da banana Chiquita, e posteriormente de outras marcas: Favorita, Del Monte, Dole, etc..

 

Convém no entanto referir que, paralelamente ao relativamente elevado volume de importação de banana de outros países, a Figueira Lda nunca deixou de ter um especial carinho pelo arquipélago Madeirense, sendo por isso mesmo desde a sua constituição, uma das maiores comercializadoras de banana da Madeira no continente.

 

   1980 a 1990:

 

Em 1988, com o aumento gradual da atividade, a Figueira Lda teve necessidade de mudar de instalações para Matosinhos, atual sede da empresa, onde passou a dispor de um maior espaço para desenvolver as suas atividades de negócio, bem como as atividades administrativas essenciais.

 

Com a mudança para as atuais instalações, a Figueira Lda implementou um projeto inovador, realizando investimentos significativos em câmaras de conservação e de amadurecimento (para o produto banana). Foi a primeira empresa a implementar esta tecnologia no país e uma das primeiras na Europa.

 

   1990 a 2000:

 

Durante a década de 90, e seguindo a política de expansão iniciada em 1988, foram adquiridas as empresas: Amarquifrutas Lda; Frutaveiro Lda e Tomarfrutas Lda. Estas dedicavam-se ao mesmo ramo de atividade da Figueira Lda, encontrando-se em pontos estratégicos de venda, o que permitia assim, ao então grupo de empresas, ter uma cada vez maior importância no setor de distribuição de frutas por grosso, a saber:

a)     Frutaveiro Lda: Aveiro

b)     Amarquifrutas Lda: Coimbra

c)     Tomarfrutas S.A.: Tomar

Adicionalmente, em 2000 foi constituída a Eurofigueira Lda, tendo tido esta sociedade de transportes como objetivo prioritário, o de assegurar o transporte de mercadorias entre as empresas do Grupo Figueira.

 

   2000 a 2010:

 

Em 2001, a gerência da Figueira Lda decidiu realizar um passo de gigante, no sentido de consolidar a sua posição, no cada vez mais competitivo setor de atividade que estava inserida, através da constituição da Figueira & Irmão Lda. A empresa visava acima de tudo ganhar quota de mercado na zona de Lisboa, tendo para isso começado com duas boxes de venda no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).

 

A necessidade de servir os clientes, bem a necessidade de reduzir custos ligados com a logística, levou a que a Figueira Lda tenha investido ainda mais no MARL, através do pavilhão A09. Tal estrutura com duas áreas amplas de conservação de fruta, bem como com uma zona de amadurecimento de fruta, iria permitir à equipa de vendas de Lisboa, conseguir abranger um maior leque de clientes. Convém referir que o pavilhão A09 encontra-se classificado como entreposto fruteiro, ou seja, ao usufruir de isenção de horário no Marl, pode por isso mesmo atender os seus clientes 24 horas por dia.

 

A segunda metade da década de 2000 revelou-se algo complexa ao nível do comércio de frutas por grosso, setor onde a Figueira Lda, e as restantes empresas, excetuando a de transportes, estava inserido:

  • Entrada de multinacionais no setor, com venda direta;
  • Redução de margens;
  • Setor começava a denotar algumas dificuldades a nível económico;
  • Concorrência feroz.

Ora, tudo isto levou a que a Figueira Lda tenha tido de reorganizar-se, no sentido de preparar convenientemente o duro contexto concorrencial existente, e eventuais dificuldades que pudessem advir no futuro. Para isso mesmo, a empresa deu início em 2007 a um processo de fusão por incorporação das empresas, em que as seguintes empresas deixaram de existir:

  • Frutaveiro Lda
  • Amarquifrutas Lda
  • Figueira & Irmão Lda

Paralelamente, encerrou as empresas Tomarfrutas e Eurofigueira Lda, tendo sido a atividade das mesmas, incorporada na “nova” Figueira Lda.

Com o processo de fusão por incorporação, a empresa conseguiu preparar-se melhor para o futuro, não deixando no entanto de continuar a fornecer de uma forma cuidada, todos os seus clientes, independentemente da zona geográfica que os mesmos pertençam.

 

    Presente e futuro

 

Tal como foi referido anteriormente, a Figueira Lda encetou em 2007 um processo de fusão por incorporação, o que permitiu à mesma olhar de uma forma ambiciosa o futuro.

 

Uma prova da vitalidade da Figueira Lda encontra-se patente na política de investimentos encetada pela mesma num passado muito recente, como foi o caso do novo posto de venda de Aveiro (2010/11), localizado no interior do atual Mercado Abastecedor de Aveiro. Isto porque numa altura em que a concorrência encontra-se a desinvestir nos mercados tradicionais, a Figueira Lda reforça a sua posição, tendo sempre o cliente como centro de tudo.

 

A Figueira Lda sempre trabalhou, e continua a trabalhar, no sentido de proporcionar aos seus clientes, o melhor produto, ao melhor preço, tendo para isso desenvolvido parcerias de longo prazo com parceiros/produtores nacionais e internacionais. Os resultados obtidos até ao dia de hoje, apenas nos permitem garantir que o amanhã existe… com trabalho!

 

Contacto
Figueira Lda
(São Mamede de Infesta e Senhora da Hora)
Senhora da Hora - Organização


VENDA DE ABACAXI, MANGA, PAPAIA, BANANA, KIWI

Estrada Circunvalação 10808
4460-280 SENHORA DA HORA
( Matosinhos  -  São Mamede de Infesta e Senhora da Hora )
229 578 190
229 578 199